MOTORES ELÉTRICOS – CC, CA E UNIVERSAL
Os motores elétricos, assim como outros tipos de motores converte energia, nesse caso a energia elétrica, em energia mecânica que irá desempenhar uma função especifica em um projeto.
MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA
Funciona com qualquer motor, mas a sua característica, é funcionar com corrente continua. Esse motor é construído (basicamente) por:

Rotor: possui um enrolamento (chamado armadura), que é alimentado por uma fonte de tensão continua através do comutador.
Funcionamento: seu funcionamento, ocorre por princípios eletromagnéticos, onde um condutor carregando uma corrente e colocado em meio a fluxos magnéticos sendo submetido a uma força magnética.
MOTOR DE CORRENTE ALTERNADA
Os motores de corrente alternada, são os mais utilizados justamente, pelo fato de que a distribuição de energia ser na forma de corrente alternada, esses motores são mais eficientes, tem um melhor custo benefício, melhor manutenção e trabalha muito bem na sua função.

Os motores CA, tem dois tipos principais: Motor de Indução e Motores síncronos. No motor síncrono, temos um alternador funcionando como motor, é aplicado CA no estator e CC no rotor. A diferença entre motor síncrono e de indução, é que no motor síncrono o rotor não se liga a fonte de alimentação, sendo que o rotor se alimenta por indução magnética.
O motor de indução CA é muito usado, por causa da simplicidade, boa construção robusta, um baixo custo na fabricação e por boas características de funcionamento. Isso se deve, pelo fato de não ser necessário um circuito se ligando ao rotor, já que, ele funciona por princípios de indução, por isso leva o nome de motor de indução, devido ao fato do campo girante que afeta o rotor.
No motor de indução trifásico, o estator é ligado à fonte de alimentação CA, o rotor será alimentado pelo princípio de indução, o enrolamento do estator é energizado, através da corrente trifásica, gerando o campo girante.
À medida que o campo varre os condutores do rotor, é induzida uma fem nesses condutores ocasionando o aparecimento de uma corrente elétrica nos condutores. Os condutores do rotor, percorridos por corrente elétrica, interagem com o campo magnético girante do estator para produzir um torque eletromagnético que atua sobre os condutores do rotor fazendo-o girar.
Entretanto, como o campo do estator gira continuamente, o rotor não consegue se alinhar com ele. A velocidade do rotor é sempre menor que a velocidade síncrona (velocidade do campo girante).
MOTOR UNIVERSAL

É possível inverter o sentido do movimento de rotação desse tipo de motor, invertendo apenas as ligações das escovas, ou seja, a bobina ligada a uma determinada escova do motor deverá ser ligada à outra escova e vice-versa.
Os motores universais apresentam conjugado de partida elevado e tendência a disparar, mas permitem variar a velocidade quando o valor de tensão de alimentação varia.

A construção e o princípio de funcionamento do motor universal são iguais ao do motor em série de corrente contínua. Uma diferença estrutural importante é que, devido ao fato de funcionar em corrente alternada, seu circuito magnético deve preferencialmente ser fabricado com chapas de aço-silício laminado, de modo a minimizar perdas por correntes parasitas, que são induzidas pela corrente alternada nos enrolamentos. Essa preocupação é inexistente no caso de motores de corrente contínua, que apresentam um fluxo magnético constante em seu estator.
Quando o motor universal é alimentado por corrente alternada, a variação do sentido da corrente provoca variação no campo, tanto do rotor quanto do estator. Dessa forma, o conjugado continua girar no mesmo sentido inicial, não havendo inversão do sentido de rotação normal.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_monof%C3%A1sico
https://cdn.hackaday.io/files/9127390489568/motor_cc.pdf
http://www.resumosetrabalhos.com.br/motores-universais.html
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/3414-art476a
https://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_de_corrente_alternada
Conteúdo postado por: Dimítrius Augusto
Conteúdo postado por: Dimítrius Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário